quarta-feira, 28 de maio de 2014

áfrica alma brasileira

antes designado mercadoria da nação
arrancado dos seios de mãe
mareado por ventos e tempestades
irmãos ao mar

o chão que pisa desconhece
a mão que abriga chicoteia feridas
a natureza observa o respirar da vida
que não dá regalia

o destino negro é recomeçar antes de ser
acordar antes do amanhecer
dormir cedo e suado

o fardo negro é vaidade
e preguiça do senhor do tráfico
fragmentado na espécie que abortou

a carne é uma espécie de massa
modelada sem dó
na colonização deformada da raça sem cor

aquele que te “filhou” é opaco junto a ti
que plantou a terra com coração,
silenciou na mata velada,
velou a cachoeira mais alta
e bebeu água pura de sabedoria

faz tanto tempo que estou aqui... não lembro como a pele desbotou e o cabelo amoleceu. Talvez na lama do alimento, no barro da engoma, na areia do terreiro... Não sei.
Agora eu vejo de fora, falo de perto e sinto de dentro o que a gente viveu nessa terra onde batalha é dia e celebrar é ordem de deus.

banhei nas águas do cabo verde, no rio senegal
cortei meus sonhos em cachoeira, no canavial
sonhei outra vez

para rezar meu povo canta
para comer a gente reza
a alquimia perfeita é oração manifesta

na praça da capital me chamaram vadia e só de pirraça, cheia de graça, eu dancei.

dancei o saber do meu povo
que disseram saber de nada
na umbigada, quem dança comigo sente
revelando o que pensou desconhecer

a dança declara que não foi de graça
aonde a dor foi semeada
água é o que não falta
e fertiliza alegria por onde passa

para as batalhas que ainda nascem com o sol, preparamos novas armas e usamos a mesma armadura, tão velha quanto renovada, que chamamos de alma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensou ao ler esse texto? Comente aqui: